Páginas

domingo, 27 de março de 2011

Planejando a viagem parte II: Lisboa

Vamos ficar apenas 02 dias e meio em Lisboa. Quem me deu as dicas de lá foi o Ric. Ele fez sugestões de roteiro e até um mapinha.Quanta gentileza! Valeu Ric!



Com base no roteiro do Ric, estamos pensando em um roteiro mais ou menos assim:

1º dia (meio-dia):
   Como é um sábado, vamos aproveitar a tarde e tentar já emendar com a noite no Largo do Chiado, que nas palavras do Ric " É a parte boêmia da cidade. As ruas são estreitinhas mas tem um monte de loja bacana. E tem o barzinho "A Brasileira" que era onde Fernando Pessoa ia quase todos os dias enquanto escrevia".
Começamos então com os arredores do hotel que fica praticamente na Praça Marquês de Pombal, e perto de um parque lindooo que é o Parque Eduardo VII. De lá até a Praça dos Restauradores, são cerca de 15 minutos a pé. Dá para ir de metrô, mas acho que o passeio a pé é mais interessante para irmos conhecendo as ruas da cidade. Passaremos pela Estação do Rossio, e pelo Rossio que conta com uma das praças mais bonitas de Lisboa. Depois vamos conhecer a Praça do Comércio e o Castelo de São Jorge. De lá voltamos para conhecer a Rua Augusta, que é uma rua fechada para o trânsito com lojas para todos os tipos de gosto. Da Rua Augusta, seguimos direto para o bar "A Brasileira", já no Chiado e terminamos a noite no Rock in Chiado, que como o próprio nome diz, é uma casa que tem shows de bandas de rock. Não podemos perder a oportunidade de conhecer, né gente? 

2º dia:
 Dia de conhecer a região de Belém, um bairro histórico, que estende-se por toda a margem noroeste do Rio Tejo. Lá iremos ver monumentos da época das grandes navegações.  Começaremos pela Torre de Belém, seguindo depois para o Padrão dos Descobrimentos. De lá até o Centro Cultural de Belém, são apenas 02 minutinhos a pé. Conheceremos também o Museu da Marinha, que é um dos poucos que está aberto aos domingos e pelas fotos pareceu bem interessante. E então finalmente, o tão esperado Mosteiro dos Jerônimos, que começou a ser construído em 1501 e só ficou pronto quase um século depois. Pelo que li, é considerado um primor no quesito arquitetura. Nas palavras do guia de Lisboa da Publifolha " A profusão de detalhes chega a dar vertigem".Uau, vamos lá conferir! Bem ao lado do mosteiro, fica o Planetário Calouste Gulbenkian, que me pareceu igualmente imperdível.  E já que estaremos em Belém, não podemos deixar de ir até a fábrica dos Pastéis de Belém. Símbolo da culinária Lusitana, dizem que é simplesmente maravilhoso, feito de nata e coberto de açúcar e canela. A receita é única e guardada a sete chaves nesta fábrica, a original. Há muitos locais que vendem pastéis de Belém em Lisboa, mas segundo minhas pesquisas, nenhum lugar consegue fazer pastéis melhores que os desta fábrica. Vejam o site: http://www.pasteisdebelem.pt/pt.html. Se der tempo, encerramos nosso percurso no Jardim do Ultramar, com uma caminhada tranquila entre as palmeiras, figueiras e outras plantas tropicais. 

Mapa deste percurso, que fiz Google Maps: 



3º dia:


Como será uma segunda-feira, tive que pesquisar o que está aberto, pois várias atrações não funcionam nas segundas. Por este motivo, deixei para conhecermos o Parque das Nações e o Oceanário neste dia. O Parque das Nações na verdade é um bairro, que foi construído especialmente para a Expo 98. É a parte mais moderna da cidade, com construções futuristas, criadas pelos maiores arquitetos portugueses. Dentre as várias atrações interessantes, destaca-se a visita ao Oceanário, o maior aquário da Europa. São 04 milhões de litros de água, numa surpreendente estrutura de vidro e aço. Além do Oceanário, outra atração é a Ponte Vasco da Gama, que também é maior da Europa. E para finalizar a tarde, umas comprinhas no Freeport , que também se encaixa na "série maiores" como o maior Outlet da Europa.

No 4º dia, será a conta de fazer o check out, almoçar e ir para o Aeroporto pois Londres nos espera!


Nenhum comentário:

Postar um comentário